Conheça os equipamentos necessários para a prática de tiro esportivo

Saiba agora quais são os equipamentos que você precisa para começar a praticar tiro esportivo, prezando por sua segurança e dos demais. 


É importante saber que os equipamentos não são opcionais, todas as casas de tiro autorizadas pedem obrigatoriamente que siga as regras, independente da modalidade de tiro que está praticando, os itens de segurança são obrigatórios.


Sendo assim há dois itens que são indispensáveis em qualquer modalidade do tiro esportivo, sendo o óculos de proteção e um protetor auditivo, existem diversos no mercado e algumas pessoas gostam de investir um pouco mais neles para ter uma experiência mais agradável. 

Óculos de Proteção

Os olhos são partes muito sensíveis, por isso esse é o item básico de segurança, é importante escolher um óculos protetor de qualidade. 


Os protetores oculares irão prevenir que pequenos resíduos das câmaras das armas voem e atinjam seus olhos.


Existem diversos modelos de óculos de proteção, é preciso escolher o ideal para o local e situação, ele precisa ser resistente e é interessante que seja de alto contraste, pois eles ajudam quando o alvo é escuro. 


Procure aquele que além de te proteger te ajude a melhorar o seu treino, assim, caso vá para campeonatos, pode ter um melhor desempenho.

Protetor auditivo 

O protetor auditivo ou abafador de ruído são essenciais, nas casas de tiro há muito barulho e ruídos que podem ser prejudiciais à saúde, principalmente a longo prazo. 


Os protetores possuem variações, tanto de preço como de modelos para diferentes tipos de armas e intensidade dos ruídos que ele gera. É importante frisar que mesmo as armas de pressão podem possuir ruídos tão agressivos quanto os das armas de fogo. 


Assim como os óculos, é importante escolher os protetores auditivos de acordo com a arma e o local que irá praticar. Você pode até optar por ter mais de um, do modelo que mais combine com o espaços fechados e outro com espaços abertos.

Demais equipamentos

Assim que os equipamentos de segurança obrigatórios estiverem prontos, você pode pensar sobre os demais. Em algumas modalidades é fundamental que se tenha outros equipamentos, por exemplo, se você for utilizar uma arma com mira, é preciso utilizar lunetas. 


Alguns outros itens de segurança podem ser necessários dependendo do local em que for praticar. Você poderá precisar de bonés e viseiras. 


É importante lembrar que os acessórios extras além de ajudar na segurança, ainda ajudam a melhorar o desempenho, no caso dos bonés e viseiras por exemplo, fazendo com que você tenha uma visão mais clara do alvo em dias de muito sol. 


Quando praticado em campo aberto, é também recomendada a utilização de roupas especiais e equipamentos que evitem problemas ou qualquer intervenção que dificulte a prática do esporte. 

Concluindo

Invista em equipamentos de segurança de qualidade, procure aqueles que se adequam a você especificamente, ao tipo de esporte. Não se esqueça dos itens obrigatórios que são os óculos de proteção e os protetores auditivos, sendo assim para qualquer casa de tiro autorizada.